MEC anuncia reaplicação da Prova Nacional Docente após falhas em diversos locais do país

Após inúmeros relatos de problemas e desorganização durante a aplicação da Prova Nacional Docente (PND) — também conhecida como o “Enem dos Professores” — realizada no último domingo (26), o Ministério da Educação (MEC) informou que o exame será reaplicado em 11 escolas de diferentes estados brasileiros.

Entre as principais falhas relatadas pelos participantes, estão salas lotadas, candidatos realizando a avaliação em pátios e refeitórios, e até a divisão de mesas e carteiras devido à falta de estrutura adequada.
Alguns professores também denunciaram que houve troca de informações entre candidatos e filmagens das questões durante a prova.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela aplicação do exame, afirmou que a nova data da reaplicação ainda não foi definida.

A decisão de refazer a prova foi anunciada pelo ministro da Educação, Camilo Santana, após reportagens do telejornal SP2 mostrarem vídeos que comprovam as irregularidades em escolas de diversos estados, como Piauí e Rio de Janeiro.

A PND foi aplicada em 751 municípios e integra o programa Mais Professores para o Brasil. O exame segue o mesmo modelo da avaliação teórica do Enade, utilizada nos cursos de licenciatura, e poderá servir de referência para a seleção de novos docentes das redes públicas estaduais e municipais.

O nome das instituições de ensino e a data da nova prova ainda não foram divulgados pelo MEC.

Tags

Compartilhe esse post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore